VALE EM FOCO

No Dia da Árvore alunos do município participam de ação educativa promovida pela SEMAURB


Alunos da EMEI Nailde Costa, no bairro Novo Encontro, participaram na manhã desta quinta-feira (21), Dia da Árvore, de um plantio comemorativo organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro. A ação integrou o projeto ‘Cuida de mim, cuida do Meio Ambiente’, realizado desde 2015 pela unidade escolar.

Após ouvirem atentamente as informações da equipe de Educação Ambiental da Secretaria, os alunos, de regadores na mão e sorriso no rosto foram auxiliados pela Coordenadora Pedagógica, Rosemary Castro e professoras no plantio de mudas da caatinga como o Ipê roxo e amarelo na frente da escola. A equipe de Educação Ambiental da SEMAURB ainda doou 50 mudas nativas para os alunos e educadores.

O papel principal do projeto desenvolvido pela EMEI é de conscientizar as crianças sobre o papel de cada um na defesa e preservação do meio ambiente. Dentro da escola, foram construídos como parte do projeto: uma horta, um pomar e um jardim, onde todo alimento colhido vai para a merenda escolar. “Hoje realizamos uma dramatização sobre o meio ambiente, junto aos pais e uma caminhada ecológica pelo bairro. Toda quinta-feira na nossa escola é o dia D da fruta, e tudo isso tem o objetivo de estimular a alimentação saudável nas crianças, mostrando o quanto a natureza é boa para nós e que por isso precisamos cuidar dela”, pontuou a gestora da EMEI, Iraides Valadares dos Santos.

O gerente de fiscalização ambiental, Hudson Duarte, explicou que a ação visa conscientizar as crianças sobre a importância da arborização da cidade. “Essa parceria com a escola nos traz um ganho muito positivo, visto que estamos atuando diretamente com as crianças, apresentando a elas, desde cedo, a importância do meio ambiente para a nossa vida e, sobretudo, o cuidado que todos nós devemos ter para com a natureza. O cuidado que deve ser feito todos os dias, como não jogar lixo na rua, não desmatar as florestas, cuidar no nosso rio”, expôs Hudson Duarte.

O trabalho de arborização e de conscientização por parte da SEMAURB está acontecendo na cidade desde janeiro. Desde então já foram plantadas 1.500 árvores entre os bairros: Cajueiro, Country Club, São Geraldo, Orla I e II e no Distrito de Pinhões. Foram doadas 2.500 mudas de árvores nativas e frutíferas tanto na sede quanto nos distritos da cidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem